Aquecimento global dos oceanos equivale a uma bomba atômica por segundo

(Foto: Pixabay)

“Estamos colocando muito excesso de energia no sistema climático e muito disso acaba no oceano. Não há dúvida.O calor total absorvido pelos oceanos nos últimos 150 anos foi cerca de 1.000 vezes o uso anual de energia de toda a população global”, disse Laure Zanna, que liderou o levantamento da Universidade de Oxford.

Mais de 90% do calor aprisionado pelos gases de efeito estufa da humanidade foram absorvidos pelos mares e o aquecimento dos oceanos equivale a uma explosão de bomba atômica por segundo nos últimos 150 anos, aponta a pesquisa.

A quantidade de energia adicionada aos oceanos aumenta o nível do mar e permite que furacões e tufões se tornem mais intensos.

O estudo analisou medições combinadas da temperatura da superfície do oceano desde 1871 com modelos computacionais de circulação oceânica.

Entretanto, os mares não aquecem uniformemente porque as correntes oceânicas transportam o calor pelo mundo, por isso os cientistas reconstruíram a quantidade de calor absorvida pelos oceanos nos últimos 150 anos para ter uma linha de base.

No Atlântico, por exemplo, a equipe descobriu que metade do aumento visto desde 1971 em latitudes baixas e médias resultou do calor transportado para a região pelas correntes.

** Com informações do The Guardian