Avaliar influência humana no clima é impossível, diz Putin

(Foto: Divulgação/ The Presidential Press and Information Office)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que “ninguém sabe” com certeza o que provoca a mudança climática e que o fenômeno pode estar relacionado a alterações do próprio planeta.

“Sabemos que nosso planeta conheceu períodos de aquecimento e de resfriamento e isso pode estar relacionado a um processo no universo. Uma pequena mudança no ângulo de rotação da Terra ao redor do Sol pode levar o planeta a sofrer sérias mudanças do clima”, declarou o presidente em coletiva de imprensa.

Para Putin, “avaliar a influência humana” sobre o clima é “até impossível” e ressaltou que a Rússia está comprometida em ajudar no combate às mudanças climáticas e a cumprir as metas do Acordo de Paris.

“Não fazer nada tampouco é uma solução e neste ponto estou de acordo com meus colegas [chefes de Estado]. Temos que fazer um esforço máximo para que o clima não mude de maneira dramática. É um processo muito sério para nós. Há cidades inteiras construídas sobre o permafrost, imaginem as consequências no caso de um grande degelo”, afirmou.

** Com informações da RFI