Bioenergia é confirmada como alternativa energética sustentável

(Foto: Reprodução)

O Relatório Bioenergy & Sustainability, divulgado no último dia 14, confirmou que o uso da bioenergia é uma alternativa a redução dos impactos provocados pela queima de combustíveis e das mudanças climáticas – a partir da biomassa – e aumenta a segurança energética.

A Bionergia é uma energia renovável produzida a partir de materiais derivados de fontes biológicas, como por exemplo, o biocombustível – etanol e biodisel – e a biomassa (óleo vegetal).

O documento, elaborado por 137 especialistas de 24 países e 82 instituições durante dois anos, analisou como as práticas atuais e a futura expansão da bioenergia impactam os diferentes setores ambientais. As questões abordadas no relatório englobam os sistemas atuais de energia, a produção de alimentos, a segurança ambiental e o desenvolvimento sustentável.

A partir da análise, são criadas recomendações embasadas cientificamente para a adoção de políticas e a implantação de diferentes opções de uso da bioenergia que se adequam as diferentes regiões ao redor do mundo.

Para ler o relatório Bioenergy & Sustainability na íntegra, acesse: bioenfapesp.org/scopebioenergy/index.php/chapters