Brasil anunciará domingo os compromissos para COP-21

A presidente Dilma, que está em New York, anunciará as medidas em seu discurso na sessão da Conferência da ONU para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A expectativa é muito grande, pois espera-se do Brasil o protagonismo de ações de grande impacto ambiental. Ainda no domingo, Dilma participará de um almoço na ONU sobre as mudanças climáticas, do qual também participarão outros 90 chefes de Estado.

Estados Unidos, China e outros países já anunciaram suas metas que serão discutida na conferência da ONU que definirá a agenda pós-2015 (também chamada de Agenda 2030), que terá a sustentabilidade como eixo central. Esta discussão definirá políticas e ações para a ONU e países membros para os próximos 15 anos, substituindo as metas do desenvolvimento do milênio, em vigor entre 2000 e 2015.

Hoje, a presidente Dilma Rousseff participou da sessão que marcou os 70 anos da ONU, com discurso do Papa Francisco, terá várias reuniões até à noite quando participará de uma recepção oferecida pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Será anunciada a criação de um grupo de apoio à implementação da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Acompanham a presidente na viagem os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Eleonora Menicucci (Política para as Mulheres).

Discurso-Papa

Roberto Stuckert Filho/PR (Blog do Planalto)