Brasil, Bolívia e Paraguai assinam acordo para conservação do Pantanal

(Foto: Reprodução / Wikipédia)

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o ministro de Comércio Exterior do Paraguai, Didier Olmedo, e o Ministro do Meio Ambiente da Bolívia, Carlos René Ortuño Yañez, assinaram um acordo em que os três países se comprometem a implementar ações de segurança hídrica, conservação e desenvolvimento social, econômico e sustentável no Pantanal.

O documento prevê que os países terão que trabalhar juntos para reduzir e controlar a poluição, fortalecer a gestão da água e sistemas produtivos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, e ampliar o conhecimento científico do bioma.

O Pantanal possui uma área de 175 mil km², abriga mais de 4 mil espécies de animais e plantas, e 10 milhões de pessoas dependem dos serviços ecossistêmicos. Apesar da sua importância, mais da metade do bioma já foi desmatado e sofre diversas ameaças, como falta de saneamento básico, baixa adoção de boas práticas agropecuárias e construção de hidrovias.

Atualmente, apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, sendo 2,9% destinadas a proteção integral e 1,7% com autorização para o uso sustentável.

** Com informações do O Eco