Brasil e EUA se unem para desenvolver ações de proteção ambiental

(Foto: Divulgação MMA)

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, e o administrador da Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês) dos Estados Unidos, Andrew Wheeler, assinaram, nesta quinta-feira (30), um acordo para desenvolver programas de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

Com duração de cinco anos, o memorando prevê ações em seis áreas urbanas: lixo marinho, Resíduos Sólidos, Áreas Verdes Urbanas, Qualidade do Ar, Saneamento e Qualidade das Águas, e Áreas Contaminadas.

O ministro destacou os avanços especialmente nos dois primeiros eixos, com o lançamento do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR) e os acordos setoriais de logística reversa.

Entretanto, 80% da população brasileira vive nas cidades “sem saneamento, sem uma correta gestão de resíduos sólidos e sem uma política adequada de qualidade do ar”, disse.

Segundo Salles, as medidas de proteção ambiental adotadas pelos Estados Unidos são “voltadas para resultados concretos, que respeitam as leis de mercado e atraem o capital privado, têm sido um importante objetivo do Ministério do Meio Ambiente”.

Para implantar o memorando efetivamente, os dois países podem buscar apoio e participação de instituições como governos de todas as esferas, setores privado e científico, além do meio acadêmico.

Ricardo Salles também anunciou que ele e Wheeler pretendem ir à Amazônia para ver os problemas ambientais urbanos de Manaus.