Campanha apoia agricultores a salvarem abelhas na Europa

(Foto: Pixabay)

Noventa organizações de 17 países da União Europeia, com o apoio de associações de agricultura orgânica, lançaram a campanha Iniciativa de Cidadania Europeia, para eliminar progressivamente o uso de agrotóxicos até 2035 e salvar abelhas e a natureza.

O documento pede às autoridades europeias a eliminação gradual de pesticidas sintéticos em 80% até 2030 e em 100% até 2035; restaurar ecossistemas naturais em áreas agrícolas para que a agricultura se torne um vetor de recuperação da biodiversidade.

Outra demanda é o apoio governamental aos agricultores na transição da agricultura convencional para a diversificada e sustentável, aumentar a prática da agroecologia e orgânica, o treinamento em pesquisas independentes baseados nas experiências de agricultores que não utilizam agrotóxicos e transgênicos.

Se as organizações reunirem um milhão de assinaturas até setembro de 2020, a Comissão e o Parlamento da União Europeia devem considerar a possibilidade de transformar as demandas da campanha em lei.