Cidades se preparam para incentivar desenvolvimento sustentável

(Foto: Mark Garten/ ONU)

Dezesseis cidades ao redor do mundo assinarão uma declaração voluntária em que se comprometem a implementar e cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU).

As metas globais, aprovadas pela ONU em 2015, pretendem acabar com a pobreza, a fome, a desigualdade e outros desafios mundiais até 2030.

A declaração será assinada na Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontecerá na próxima semana. 

As cidades de Nova York (EUA), Helsinque (Finlândia), Buenos Aires, Accra (Gana), Barcelona (​​Espanha), Bristol (Grã-Bretanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Freetown (Serra Leoa), Kazan (Rússia), Los Angeles (EUA), Malmo (Suécia), Mannheim (Alemanha), Montevidéu (Uruguai), Barcarena (Brasil), Santa Ana (Costa Rica) e Santa Fé (Argentina), assinarão o documento.

Durante a Assembleia, outras cidades, incluindo Santana de Parnaíba, informarão sobre o seu progresso na implementação de medidas que favorecem o desenvolvimento sustentável. 

Segundo o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, os governos federais “têm muito menos influência” em relação às mudanças climáticas do que as “cidades, empresas e comunidades fazem.”

** Com informações da Reuters