Copenhague quer se tornar neutra em carbono até 2025

emissão de gases de efeito estufa, carbono
(Foto: Pixabay)

A capital da Dinamarca, Copenhague, pretende investir em energia renovável para se tornar uma cidade neutra de carbono nos próximos seis anos.

O prefeito Frank Jensen descreve o momento como “transformação verde”. Com o novo plano, a cidade irá inaugurar uma linha de metrô; as ciclovias já têm pistas nos caminhos mais usados por 43% dos moradores que usam bicicleta.

Desde 2005, Copenhague já reduziu suas emissões em 42%, por estar usando menos combustíveis fósseis pra gerar calor e eletricidade. Atualmente, a maioria dos prédios são aquecidos em parte pela queima de lixo em um incinerador.

Para cada unidade de combustível fóssil consumido, Copenhague pretende vender unidades de energia renovável, principalmente a eólica.

Para Jensen, as grandes soluções para o aquecimento global também precisam partir das cidades, que “podem mudar como nos comportamos e como vivemos. Elas podem ficar mais verdes”.

No entanto, especialistas afirmam que alcançar a meta será difícil sem o apoio do governo federal, que reduziu as taxas de licenciamento de veículos, e pelo plano da cidade ser muito focado em eliminar o carbono e não mudar a forma como as pessoas vivem.

** Com informações do The New York Times