Cidade sul-africana está próxima da seca total

(Foto: Pixabay)

Como já antecipamos aqui, a Cidade do Cabo, na África do Sul, se prepara para o“Dia Zero”, quando o sistema de água estará completamente seco e três quartos da população ficará sem abastecimento de água.

As autoridades locais projetaram que a seca total seria em meados de abril, forçando os 4 milhões de habitantes a receber água de caminhões. Os esforços da população para conservar água permitiu que o governo adiasse três vezes o Dia Zero, que está marcado para o dia 09 de julho.

Segundo dados oficiais, a cidade reduziu o consumo de água para 523 milhões de litros por dia, cerca de 139 milhões de galões, menos da metade do usado há quatro anos, antes da seca.

No ano passado, os moradores foram limitados a usar 87 litros de água por pessoa e por dia. Em fevereiro, esse limite foi reduzido para 50 litros. Embora o consumo tenha sido reduzido, os moradores não cumpriram a restrição.

Antes que isso aconteça, a cidade será abastecida por 200 pontos de coleta de água espalhados para garantir o mínimo legalmente garantido de 25 litros por pessoa por dia. O gasto estimado do governo para três meses é de 12 milhões de libras.

** Com informações do The New York Times