Dia Mundial do Meio Ambiente – BPBES lança 1º Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

imagem - facebook do BPEES

Está disponível o  1º Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, documento foi elaborado pela a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES, da sigla em inglês) ao longo de dois anos, com base nos conhecimentos científicos e outras formas de conhecimento, como tradicionais, indígenas e quilombolas.

A Plataforma Brasileira tem como missão a produção de sínteses do melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e pelos saberes tradicionais sobre as temáticas da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas continentais do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa) e no costeiro-marinho. O documento congrega um grupo independente formado por 85 autores, entre professores universitários e pesquisadores, além da revisão externa acurada de outros seis especialistas da área, incluindo gestores ambientais e tomadores de decisão, além de professores e pesquisadores. Saiba mais em www.bpbes.net.br

Hoje, 5 de junho, #DiaMundialDoMeioAmbiente, um webinar discute as convergências entre biodiversidade, clima e as Revoluções do Futuro. Haverá o lançamento da reedição do Relatório Temático de Clima da BPBES realizado com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

O evento terá a participação de Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da USP e Presidente do Conselho Diretor do PBMC, Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília/UnB e Coordenadora da Coalizão Ciência e Sociedade, Andrea Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretária Executiva da PBMC.

O debate contará também com a participação de Rafael Loyola (FBDS) e Fabio Scarano (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro), membros da BPBES.

Dia: 05 de junho de 2020
Hora: 16:30
Face da BPBES ou pelo canal no Youtube.