Alemanha investe 54 milhões de euros em projetos ambientais no Brasil

A chanceler alemã Angela Merkel está no Brasil acompanhada de dez ministros e o primeiro resultado da agenda bilateral foi a assinatura de três acordos de cooperação na área ambiental que envolvem investimentos de 54 milhões de euros, destinados à conservação florestal e à regularização ambiental de imóveis rurais na Amazônia e em áreas de transição para o cerrado.

Um dos acordos, de US$ 23 milhões, foi firmado entre o Ministério do Meio Ambiente, a Caixa Econômica e o KFW, banco de desenvolvimento alemão, para o Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em áreas de transição do cerrado. O contrato de contribuição financeira tem duração de quatro anos.

(Foto: Isabella Calzolari/G1)
(Foto: Isabella Calzolari/G1)

O projeto vai apoiar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais de Rondônia, Mato Grosso e Pará. Também estão previstas ações de recuperação dos passivos ambientais das áreas de preservação permanente e de reserva legal encontradas dentro desses terrenos.

Outros dois acordos focam na implantação de políticas brasileiras para proteção e manejo sustentável da biodiversidade, políticas de adaptação às mudanças climáticas e para a gestão territorial.