Inglaterra planeja sistema de recompensa por materiais recicláveis

(Foto: Pixabay)

Para reduzir o lixo poluindo a terra e o mar, o governo inglês anunciou um sistema em que os consumidores receberão uma quantia em dinheiro ao devolver garrafas e latas de plástico, vidro ou metal.

As taxas variam de acordo com o tamanho da garrafa ou da lata e em muitos casos serão usados máquinas de venda inversa para automatizar o retorno. Ao receber os recipientes, os varejistas serão responsáveis por reciclá-los. O governo ainda não sabe se todos os varejistas de bebidas de uso único serão obrigados a participar.

Atualmente, apenas 43% das 13 bilhões de garrafas plásticas vendidas por ano são recicladas no Reino Unido. A Alemanha implantou um sistema similar em 2003 e, hoje, recicla 99% das garrafas plásticas.

“É absolutamente vital agir agora para enfrentar essa ameaça e refrear os milhões de garrafas plásticas por dia que não são recicladas. Já banimos microesferas nocivas e cortamos o uso de sacolas plásticas, e agora queremos agir em garrafas plásticas para ajudar a limpar nossos oceanos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Michael Gove.

** Com informações do The Guardian