Investimento em energias renováveis supera o de combustíveis fósseis em 2018

(Foto: Pixabay)

O investimento em energias renováveis no mundo chegou a US$288,9 bilhões em 2018, superando o financiamento de energia gerada pelos combustíveis fósseis, segundo novo levantamento da BloombergNEF (BNEF).

O ano passado foi o nono ano consecutivo com investimentos acima de 200 bilhões de dólares e o quinto ano consecutivo acima de 250 bilhões de dólares.

Apesar do crescimento, o investimento em energia renovável caiu 11% em relação a 2017 e pode ser atribuída à baixa dos custos relacionados à energia fotovoltaica.

A energia solar recebeu o maior investimento, com 139,7 bilhões de dólares, seguida pela eólica, que totalizou 134,1 bilhões. O investimento em biomassa e energia a partir de resíduos registrou 8,7 bilhões de dólares.

A China também foi responsável por 32% do investimento global total, seguida pela Europa com 21%, Estados Unidos com 17% e Ásia-Oceania (excluindo a China e a Índia) com 15%. As ações menores foram vistas na Índia com 5%, Oriente Médio e África com 5%, continente americano (excluindo o Brasil e os Estados Unidos) com 3% e o Brasil com 1%.

** Com informações da ONU Brasil