França investe 5 milhões de euros para ajudar populações indígenas

(Foto: Unsplash)

A embaixada da França no Brasil anunciou que o país europeu destinou 5 milhões de euros a diferentes autoridades brasileiras, para proteger as florestas tropicais e as populações afetadas pela Covid-19.

Em nota, a embaixada afirmou que o valor “foi destinado, especialmente, ao estado do Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa, e a Rainforest Foundation, para apoiar a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica”.

A iniciativa integra a Aliança para a Preservação das Florestas Tropicais, anunciada pelo presidente francês Emmanuel Macron após os incêndios na Amazônia no ano passado. A Aliança pretende “fomentar a proteção, a gestão sustentável e a recuperação de um dos ecossistemas fundamentais para o equilíbrio do planeta”.

O processo de negociação da aliança teve início na cúpula de Biarritz do G7, antes de ser levado à Assembleia Geral das Nações Unidas sob a coordenação da França e seus parceiros, países da região amazônica, Bacia do Congo e sudeste da Ásia, e países financiadores europeus.

A Aliança é uma coalizão aberta de países que vislumbram o mesmo futuro para as florestas. Ela tem como propósito dialogar e atuar em relação estreita com setores da sociedade civil (populações indígenas e comunidades locais, ONGs, empresas, organizações agrícolas, associações de mulheres, pesquisadores e centros de pesquisa) e autoridades locais nos países envolvidos diante do desmatamento.