Governo reconhece emergência na Bahia e libera verba para Sergipe

(Foto: João Arthur/ Projeto Tamar)

O Governo Federal decretou emergência em seis das 12 cidades da Bahia atingidas pelos resíduos de óleo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com o decreto, os recursos serão liberados para custear a limpeza em Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas.

Os municípios de Itacaré, Vera Cruz, Itaparica, Salvador, Cairu e Mata de São João também estão afetados. Todo o litoral do estado segue sob monitoramento.

O Ministério do Desenvolvimento Regional também autorizou o repasse de R$2,5 milhões para a limpeza das praias de Sergipe afetadas pelo óleo.

Todas as 17 praias sergipanas foram afetadas e também apresentaram reaparecimento das manchas após serem limpas.

O estado decretou emergência no dia 05 de outubro. A situação foi reconhecida pelo governo federal dez dias depois nas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba e Pirambu.

De acordo com o último balanço do Ibama e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), pelo menos, 900 toneladas de resíduos já foram recolhidas. O óleo já afetou 200 locais em nove estados.

Nesta segunda (21), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que “o máximo” que o governo pode fazer “é ter gente capacitada” para recolher os resíduos, já que não se consegue identificar as causas da mancha de óleo.

** Com informações do G1