Grupo de líderes globais lança ação contra as mudanças climáticas

Foto: Sam Jotham/ Unsplash)

Um grupo de líderes mundiais lançou o Countdown (Contagem Regressiva, em português), uma iniciativa para zerar as emissões de carbono no planeta até 2050.

Atualmente, são emitidos 55 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano e o único caminho possível para combater às mudanças climáticas é reverter esta tendência e zerar as emissões até 2050, segundo Christiana Figueres,principal arquiteta do Acordo de Paris.

Figueres lidera a aliança de associações, Future Stewards,uma das organizadoras do Countdown, junto com a organização sem fins lucrativos TED. A iniciativa também conta com a participação de líderes mundiais, como o ativista Al Gore, o ator Joaquin Phoenix e o ex-premiê do Butão, Tshering Tobgay.

O plano do grupo é reunir as melhores propostas para combater às mudanças climáticas, as transformarão em “talks”. As ideias serão apresentadas para um grupo de pessoas capazes de transformar os projetos em ação, como representantes de cidades, países e empresas, em uma Conferência que acontecerá em outubro de 2020, em Bergen, na Noruega.

A conferência será um evento global transmitido online no dia 10 de outubro, com a ajuda da comunidade do TEDx, que inclui mais de 400 cidades, e do YouTube.

Com o slogan “ideais que valem a pena trabalhar”, o TED ficou conhecido por ajudar ideias a saírem do papel. Em abril, a organização lançou o Projeto Audacioso, que levantou US$680 milhões em doações para ajudar 16 projetos com diversos temas, como preservação dos oceanos e educação de garotas.

Para saber mais informações sobre o Countdown, acesse: https://countdown.ted.com/

** Com informações da Folha de S.Paulo