Ibama identifica 99 áreas na praia com mancha de óleo no Nordeste

(Foto: Reprodução/ WhatsApp/ O Eco)

Desde o início de setembro, manchas pretas apareceram em 99 áreas em 46 municípios de oito estados do Nordeste brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Segundo o Ibama, o óleo que está poluindo as praias têm a mesma origem e não é produzido no Brasil. Mas ainda não é possível afirmar de onde ele vem. 

As primeiras notificações de manchas escuras na praia foram na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no início de setembro. Desde então, o material atingiu as praias em Alagoas, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Piauí

Nove tartarugas e uma ave bobo-pequeno, conhecida pela longa migração, foram afetados pelo óleo. Após o resgate do Ibama, sete tartarugas morreram, uma foi devolvida ao mar e outra foi encaminhada a um centro de reabilitação. A ave não sobreviveu.

Até o momento, não há sinais de que peixes e crustáceos estejam contaminados. 

O órgão ambiental recomenda que banhistas e pescadores não tenham contato com o óleo. A partir de segunda-feira (30), as praias serão limpas com apoio da Petrobras.

** Com informações do G1