Manchas de óleo atingem seis municípios no Espírito Santo

(Foto: João Arthur/ Projeto Tamar)

A Marinha confirmou que fragmentos de óleo, que vieram do litoral da Região Nordeste, chegaram a seis municípios no Espírito Santo. 

As manchas atingiram a Praia de Jacaraípe, Praia de Interlagos, Conceição da Barra, Linhares, São Mateus e Aracruz. Nenhuma praia precisou ser interditada para banho até o momento.

Ao todo, 13 praias do Norte do Espírito Santo foram atingidas, de acordo com o Ibama: Itaúnas (Conceição da Barra); Guriri, Pontal do Sul, Barra Nova, Praia do Bosque e Urussuquara, em São Mateus; Pontal do Ipiranga, Degredo, Monsarás, Povoação, Regência e Cacimbas, em Linhares; e Praia Formosa, em Aracruz.

Na capital capixaba, Vitória, também foram encontrados fragmentos de óleo na Praia de Camburi. A Marinha descartou que a origem do material é a mesma que contamina o Nordeste.

A análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira indicou que o óleo é mais antigo e degradado do que as substância que estão na Região Nordeste.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 643 locais já foram atingidos pelo óleo.

CPI

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a origem das manchas de óleo que se espalharam pelo litoral do Nordeste. 

** Com informações do G1