MMA faz consulta pública para o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas

O Ministério do Meio Ambiente colocará em consulta pública, neste mês, o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, que será apresentado pelo Brasil na COP 21 – encontro mundial, na França, para um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE), reduzindo o aquecimento global e limitando o aumento da temperatura mundial em 2ºC até 2100.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Brasil dará ao tema da mitigação.

O novo presidente da FAPESP, José Goldemberg, e membros das coordenações de programas de pesquisa de bioenergia (PFPMCG, BIOTA e BIOEN) apresentaram à ministra alguns dos avanços e principais subsídios das pesquisas realizadas no âmbito desses programas para auxiliar na formulação de políticas públicas relacionadas aos fatores que interferem nas mudanças do clima em todo o mundo.

Esse é o debate mais importante de participação internacional do Brasil, mobilizando entidades empresariais e ambientalistas.

Estados Unidos, China, Austrália e União Europeia já divulgaram premissas de redução de gases e efeito estufa pré-COP 21