Agronegócio usa Big Data para gestão inteligente

Chip na pecuária

A evolução tecnológica nos últimos anos está proporcionando o uso de informações complexas e em grande escala para aprimorar a gestão do agronegócio.

A Agrotools – líder em gestão territorial, monitoramento de risco e consultoria aplicada ao agronegócio tropical – utiliza o big data no cruzamento de várias bases de dados, permitindo uma análise sofisticada da propriedade, máxima lucratividade, prevenção de perdas e o controle total da informação, desde o gerenciamento no campo até as gôndolas de fornecimento de produtos de origem animal e vegetal.

Para entender de uma maneira bem fácil, pegamos o exemplo do boi. O animal fornecido ao mercado é rastreado de um pasto que preserva o meio ambiente e usa mão de obra legalizada, além do cruzamento de dados disponíveis pelos órgãos de fiscalização. A  AgroTools monitora em tempo real, com uso de satélite, a real condição das propriedades de uso intensivo de criação de gado e na lavoura.

Um boi não entra hoje, pelo menos em alguns dos grandes frigoríficos, se não for monitorado em todas as suas fases de produção.

Bom para consumidor, pela segurança alimentar, excelente para o meio ambiente.