Já ouviu falar do Dragão da Eslovênia? Uma fêmea colocou 60 ovos!

(Foto: Reprodução)

Na caverna Postojna, na Eslovênia, que é visitada por um milhão de turistas todos os anos, um anfíbio pouco estudado colocou ovos que estão causando grande expectativa. Acredita-se que o Proteus anguinus, o proteus, uma salamandra cega encontrado em rios de cavernas nos Bálcãs, viva por mais de cem anos, mas se reproduza apenas um ou duas vezes por década.

Em um aquário da caverna Postojna, uma fêmea colocou entre 50 e 60 ovos. Ninguém sabe quantos filhotes irão sair dos ovos e nem sequer quanto tempo isso vai levar.

“No momento, parece que há três bons candidatos”, diz à BBC Saso Weldt, um biólogo que trabalha na caverna.

É uma oportunidade única de observar o enigmático proteus se reproduzindo na mesma caverna onde morou por milhões de anos.

“É muito significativo porque não há muitos dados sobre a reprodução deste grupo de animais”, disse Dusan Jelic, pesquisadora do programa Edge da Sociedade Zoológica de Londres que estuda proteus mergulhando em cavernas na Croácia.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O proteus é uma espécie de ícone na Eslovênia, onde aparecia em moedas antes da chegada do euro. Há centenas de anos, quando enchentes expulsavam as criaturas para fora das cavernas, eram tidas como bebês de dragões.

“Por 200 milhões de anos eles estavam em um ambiente que não mudou”, disse Jelic.