Projeto Tamar completa 35 anos

O projeto Tamar – Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas – do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) completa hoje 35 anos. Em comemoração, filhotes de tartarugas marinhas foram soltos na Praia da Atalaia, em Aracaju (Sergipe).

Para o oceanógrafo e coordenador nacional do projeto, Guy Marcovaldi, o evento vai além de uma simples celebração. “Muito mais do que um aniversário, é uma nova geração de tartarugas no litoral brasileiro”, afirmou em entrevista a Agência Brasil.

(Foto: We Heart It)
(Foto: We Heart It)

Marcovaldi comemora o aumento no número de filhotes nascidos, que praticamente dobrou – de 4,5 milhões de filhotes por ano, entre 2005 e 2009, para 8,4 milhões/ano, de 2010 a 2014. Ele afirma que os planos para os próximos cinco anos é assegurar que a próxima geração de tartarugas continuará saudável, segura e reproduzindo.

Criado em 1980, a missão do projeto Tamar é pesquisar, conservar e manejar as cinco espécies de tartarugas ameaçadas de extinção no Brasil. O trabalho socioambiental de preservação marinha é reconhecido internacionalmente e um modelo para outros países.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.tamar.org.br