Mundo perde 10 bilhões de árvores por ano!

Será que é possível dizer com precisão quantas arvores há no mundo?

Contar seria impossível, mas a matemática associada às imagens de satélite encontrou um número: três trilhões de árvores no planeta, ou 420 para cada habitante, segundo estudo da Universidade de Yale, publicado pela revista científica Nature.

O problema é que cerca de 10 bilhões dos chamados “povos em pé”, como diriam os xamãs, viram carvão ou madeira derrubada por ano. A equipe do pesquisador Thomas Crowther, coletou dados em mais de 400 mil áreas florestais ao redor do mundo. Dos três trilhões de árvores, os cientistas estimam que 1,39 trilhão esteja nos tropicos (Amazônas) ou sub-trópicos. Cerca de 0,61 trilhão estariam em locais de clima temperado e 0,74 trilhão nas florestas boreais – coníferas abaixo do Polo Norte.

Efeito humano

A equipe estima que 15 bilhões de árvores são removidas por ano no planeta, enquanto apenas cinco bilhões são replantadas. Os pesquisadores fazem outro alerta sobre como a mão do homem acelera a destruição das florestas: desde a última Era do Gelo, 11 mil anos atrás, foram removidos mais de três trilhões de árvores. Como as florestas exercem papel fundamental na função climática da Terra na remoção do dióxido de carbono da atmosfera, o estudo será apresentado na Conferência do Clima, em novembro próximo.

Fonte: BBC Brasil