Não se sabe quanto óleo ainda vai chegar às praias, diz Ibama

(Foto: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados)

Durante Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, disse que não é possível saber se a chegada de resíduos de óleo nas praias nordestinas está terminando.

Segundo Bim, a mancha navega de maneira errática, indo e voltando, e, por isso, não é possível saber se a quantidade de óleo que resta.

“Identificar a origem dessa fonte de óleo é fundamental para o trabalho de emergência, porque a gente não sabe se está numa ascendente ou numa descendente no aparecimento do óleo (…) Não temos a volumetria. Está muito errático, não tem modelo para isso. É uma situação inédita”, informou.

No momento, a prioridade do órgão ambiental é monitorar a costa com aviões e drones e recolher rapidamente o óleo quando ele aparece. Por ser pesado, o óleo navega abaixo da superfície da água, o que dificulta o uso de barreiras de contenção, porque a substância passa por baixo.

“Importante dizer que esse óleo não se dissemina na superfície e isso dificulta e mesmo impede a detecção por imagem de satélite e por esclarecimento aéreo”, explica Alexandre de Faria, contra-almirante da Marinha do Brasil.

O contra-almirante disse também que as manchas aparecem muito próximas à costa, onde é difícil e até perigoso para os navios atuarem. Mas que mesmo assim alguns navios da Marinha e da Petrobras conseguiram recolher a substância no mar.

Sobre a atuação da sociedade para retirar as substâncias da praia, Bim ressaltou que as pessoas não devem manipular o óleo sem proteção porque o produto é nocivo.

De acordo com o último boletim do Ibama, já foram recolhidas 900 toneladas de óleo em todo o litoral nordestino. A força-tarefa do governo envolve também a Marinha, a Petrobras e a Força Aérea.

Na última segunda-feira (21), o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse que 5 mil militares do Exército vão reforçar as ações de limpeza nas praias nordestinas.

** Com informações da Agência Câmara