NASA anuncia tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia

(Foto: Wikimedia Commons)

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Administração Nacional para Aeronáutica e o Espaço (NASA) anunciaram o SERVIR Amazônia, um projeto que usará imagens de satélite para abordar os desafios ambientais e de desenvolvimento e promover o manejo sustentável de recursos naturais em toda a Amazônia.

A iniciativa terá duração de cinco anos e permitirá o monitoramento das mudanças em tempo real, avaliar ameaças climáticas e responder rapidamente a desastres naturais.

Os dados também poderão ser usados por governos e instituições para embasar decisões em quatro áreas: seca e incêndio; recursos hídricos e eventos extremos; manejo de ecossistemas; e clima.

O SERVIR Amazônia será financiado pela USAID e será implementado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), em parceria com organizações nacionais que atuam na região, incluindo a Associação de Conservação da Amazônia (ACCA) e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA).

Mais informações sobre o SERVIR estão disponíveis em www.servirglobal.net