ONU aponta que temperatura média do planeta aumentará a cada ano até 2024

(Foto: Pixabay)

Novas previsões meteorológicas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê que a temperatura média do planeta será, pelo menos, 1ºC maior que a era pré-industrial em cada ano entre 2020 e 2024.

A probabilidade da temperatura média global exceder os níveis pré-industriais em 1,5°C por pelo menos um desses anos é de 20%. Mas é extremamente “improvável” que a temperatura média de cinco anos para o período esteja acima de 1,5°C.

De acordo as previsões, todas as regiões terão temperaturas mais altas do que as atuais, exceto algumas áreas oceânicas. Nas altas latitudes do planeta e no Sahel, o clima será mais úmido, enquanto no norte e leste da América do Sul, as condições climáticas serão mais secas.

Ventos mais fortes a oeste ocorrerão no norte do Atlântico Norte, causando mais tempestades na Europa Ocidental.

As previsões não levam em consideração as mudanças nas emissões de gases de efeito estufa registradas durante o confinamento imposto para conter a pandemia da Covid-19. Para o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, a redução nas emissões não deve levar a uma diminuição nas concentrações atmosféricas de CO2.

A pandemia “causou uma séria crise econômica e de saúde global, mas se não combatermos as mudanças climáticas, o bem-estar humano, os ecossistemas e as economias poderão ser ameaçados por séculos”, alerta Taalas.