Projeto-piloto vai mostrar como florestas tropicais reagirão às mudanças climáticas

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia vai executar um estudo-piloto Experimentos da Próxima Geração sobre Ecossistemas Tropicais” (NGEE-Topics, na sigla em inglês) para mensurar as conseqüências das mudanças climáticas em precipitação, temperatura e concentrações de Dióxido de Carbono (CO2) atmosférico sobre as florestas tropicais. No caso de Manaus, o estudo-piloto deverá ser focado nos ciclos de água e de carbono.

O projeto NGEE-Topics ‘conversará’ com vários outros projetos do Inpa, dos mais básicos e antigos, assim como com os mais recentes como os INCTs, GoAmazon, projeto Chuva, Atto, Tacape e AFEX.

O projeto é financiado pelo Departamento de Energia dos EUA e liderado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Do lado brasileiro, além do Inpa, participarão pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de Brasília (UnB), USP Ribeirão Preto e Embrapa do Pará.

Outros dois estudos-piloto devem ser executados no Panamá e em Porto Rico.

Fonte: Inpa