Ricardo Salles diz que Amazônia tem “desmatamento relativo zero”

(Foto: Pedro Calado/ Secretaria do Meio Ambiente)

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil já atingiu o desmatamento relativo zero, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Na última quarta, o ministro afirmou que o desmatamento na Amazônia representava 0,002% do bioma. “Nós já temos um desmatamento que, em números inteiros, já é zero, é 0,2. Então não estamos longe do desmatamento ilegal zero”, disse.

Entretanto o valor ao qual o ministro se refere é equivalente a área superior à do Distrito Federal. A taxa de desmate entre agosto de 2017 e julho de 2018 foi de 7,536 km².

Para o diretor-executivo do WWF Brasil, Maurício Voivodic, a matemática do ministro não faz sentido e ele está brincando “com dados para fingir que o problema não existe”.

Zerar o desmatamento ilegal é uma das metas traçadas pelo Brasil no Acordo de Paris e tem sido uma questão abordada pelos países europeus, como a França, a Noruega e a Alemanha.

Ontem (04), o presidente Jair Bolsonaro disse que o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel não têm autoridade para discutir as políticas ambientais do Brasil

** Com informações da Folha de S.Paulo