Rio promove campanha de prevenção do lixo no mar

(Foto: Divulgação)

Começou no Rio, uma campanha muito importante: “Mar sem Lixo. Mar da Gente”, com um intenso calendário de atividades ao longo de novembro. São oito eventos gratuitos, entre ações científicas, educativas, artísticas e de sensibilização, no Rio de Janeiro e em Niterói.

O problema do lixo nos oceanos começa nas grandes cidades, conforme apontam os estudos preliminares do tema. Cerca de 80% do plástico que é descartado no mar tem origem nas atividades humanas em terra.

Pesquisadores suíços e brasileiros se reunirão nos hoje e amanhã na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, para discutir soluções e alternativas para reduzir o lixo flutuante nos oceanos. Entre os palestrantes convidados estão pesquisadores da R4WO, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), da Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre integrantes de ONGs e outras entidades brasileiras. Serão feitos exercícios com os participantes para a criação de soluções criativas e possíveis sobre o lixo nos oceanos, para o cenário marinho mundial.

Mais informações: http://www.swissnexbrazil.org/mardagente/