São Paulo lança acordo para redução de emissão de gases-estufa

(Foto: Governo de São Paulo)

O governador João Doria assinou o “Acordo Ambiental São Paulo”, um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e incentivar ações de sustentabilidade no estado até 2050.

A proposta é incentivar o engajamento de empresas, da gestão pública e da sociedade civil para combater o impacto das mudanças climáticas. A ação também reafirma o compromisso do Estado com o Acordo de Paris.

Cinquenta e cinco empresas já aderiram ao acordo, que prevê o envio de informações sobre as emissões de GEE para a Cetesb avaliar e ajudar com o plano de mitigação.

A adesão é voluntária e será renovada automaticamente até 2030.

Para a Diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, a “ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado na agenda climática”.

O anúncio do Acordo Ambiental São Paulo acontece às vésperas da 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP 25), que começará na próxima segunda-feira (02) em Madri. O tema deste ano é Time for Action (Hora de agir, em português).

Segundo o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, o governo estadual precisa acelerar urgente o investimento em medidas que conciliem meio ambiente e o desenvolvimento econômico.

** Com informações do governo de SP