Campanha

“Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”

Durante toda a primeira semana do mês de junho a ONU Verde, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o slogan “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”.  Durante toda a semana, haverá uma campanha on-line para promover o consumo sustentável aos brasileiros, com a divulgação da hashtag #EuSonhoVerde e publicações para estimular práticas mais conscientes no dia a dia da população.

Muita coisa precisa ser feita e os cidadãos devem estar atentos à politicas públicas e ações da sociedade civil em prol do Meio Ambiente. Não há só notícias ruins…

hastag meiio ambiente

O relatório do PNUMA 2014 destaca avanços nas energias renováveis, principalmente em países em desenvolvimento, onde fontes alternativas representam a melhor resposta para a falta de energia. Nestas nações, investimentos em energia limpa cresceram 36%, alcançando 131 bilhões de dólares em 2014. Uma aposta que quase supera a inversão de países desenvolvidos, estimada em 139 bilhões de dólares.

Outro sinal positivo se encontra na notícia de que 15,4% das áreas de águas terrestres e fluviais e 3,4% do oceano do mundo são agora designadas como áreas protegidas, um reflexo do aumento da conscientização da necessidade de conservar os ecossistemas e a biodiversidade.

As celebrações de 2015 são organizadas na Exposição Universal, a Expo Milano 2015, com o tema “Alimentando o Planeta – Energia para a Vida”.  Com o apoio do Dia Mundial do Meio Ambiente contará com ideias e soluções que possam ajudar a garantir a saúde, a segurança e comida suficiente para todos, enquanto respeitando o planeta e seu equilíbrio.

 Com informações do PNUMA.