Um desastre climático acontece por semana, alerta ONU

(Foto: Unsplash)

Os desastres causados pela mudança climática estão ocorrendo uma vez por semana e provocado mortes e deslocamentos, embora a maioria atrai pouca atenção, alertou as Nações Unidas (ONU).

Segundo o representante especial do secretário-geral da ONU, Mami Mizutori, com esses eventos acontecendo mais rápido que o previsto, a adaptação à crise climática não pode mais ser vista como um problema de longo prazo e é preciso agir agora.

Muitos dos desastres de menor impacto seriam evitáveis se as pessoas tivessem avisos precoces, melhor infraestrutura, como defesas contra inundações.

Estima-se que o custo de desastres relacionados ao clima será de US$520 bilhões por ano, enquanto o custo adicional da construção de infraestrutura resistente aos efeitos do aquecimento global é de apenas 3% ou US$2,7 trilhões nas próximas duas décadas.

“Isso não é muito dinheiro [no contexto dos gastos em infraestrutura], mas os investidores não estão fazendo o suficiente. A resiliência precisa se tornar uma mercadoria pela qual as pessoas vão pagar”, diz Mizutori.

A especialista ainda ressaltou que a adaptação sempre ocupou um distante segundo lugar e o tempo para o debate acabou.

** Com informações do The Guardian