Na véspera do Dia Internacional da Mulher, mais de 80 celebridades se mobilizaram para pedir aos líderes globais, em carta aberta, que criem medidas para combater o sexismo e a pobreza, criando ações que melhorem as condições de acesso de mulheres jovens aos seus direitos básicos, como à educação e à saúde, e as incentivem a participar de programas contra a pobreza.
Na carta, as celebridades afirmaram que a igualdade entre os gêneros é uma luta global. “Em nenhum lugar na terra que as mulheres têm tantas oportunidades quanto os homens. Embora o debate a respeito desta verdade seja intenso em todo lugar, meninas e mulheres vivendo na pobreza extrema – frequentemente as mais atingidas pela injustiça da desigualdade de gênero – têm sido mantidas fora da conversa. Isto precisa mudar”.
Segundo dados, o direito a educação é negado a, aproximadamente, 62 milhões de meninas; meio bilhão de mulheres não sabe ler e 155 países ainda têm leis que discriminam as mulheres.
Entre os mais de 80 signatários da carta, publicada no site ONE, estão: a apresentadora Oprah Winfrey, o cantor Elton John, as atrizes Charlize Theron e Meryl Streep, o cantor e co-fundador da instituição de caridade ONE, Bono Vox, o ator Mark Ruffalo e a autora Shonda Rhimes.
Você também pode fazer parte desta iniciativa!
Para assinar a carta, acesse: http://act.one.org/sign/poverty_is_sexist_letter_US/?source=blog
Para ler a carta na íntegra (em inglês) e fazer o download, clique aqui.