Aplicativo do MAPA incentiva a rastreabilidade de alimentos

homem usando celular
(Foto: Pixabay)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o aplicativo Prorace, destinado à rastreabilidade de produtos da agricultura familiar.

O aplicativo pretende facilitar o comércio de alimentos entre produtores, redes de supermercados e revendas agrícolas, sem o uso de intermediários.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Sebrae e o Centro Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes). O MAPA não informou quando o app estará disponível.

Rastreabilidade

Desde o início do mês, o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começaram a fiscalizar a rastreabilidade de vegetais frescos e frutas, para identificar e saber como foram cultivados os alimentos. 

A fiscalização será feita em frutas cítricas (laranja, limão, lima-da-pérsia, entre outros), maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino, cenoura, batata doce, beterraba, cebola, alho, couve, agrião, almeirão, brócolis, chicória, couve-flor, pimentão, abóbora e abobrinha, melão, morango, coco, goiaba, caqui, mamão, banana e manga.

** Com informações do MAPA