Brasil assina acordo de desenvolvimento sustentável com a Alemanha

(Foto: Divulgação Ministério da Agricultura)

As ministras da Agricultura, Tereza Cristina, e da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, assinaram o Diálogo Agropolítico Alemão-Brasileiro, um acordo em que os países se comprometem a buscar uma agricultura sustentável.

O acordo prevê a troca de informações, visitas técnicas, financiamento rural e publicação de material conjunto em diversos setores da agricultura, como bioeconomia, gestão sustentável (solo e água), cadeias agroalimentares sustentáveis, financiamento rural, política agrícola e conectividade.

A ministra Tereza Cristina destacou, no encontro, que o Brasil irá difundir o modelo de sistema de plantio direto, por propiciar a produção com menor impacto no solo e maior rentabilidade ao produtor.

A ministra ressaltou que é preciso buscar o equilíbrio entre a produtividade agrícola e a sustentabilidade e defendeu que a agricultura não pode ser apontada como a vilã dos problemas ambientais ocorridos no mundo.

“Nossa preocupação é como produzir de maneira sustentável a quantidade de alimentos que o mundo precisa, olhando o mundo global, não olhando nichos de mercados. A ciência é importantíssima, os organismos internacionais precisam estar ativos para dirimir as diferenças e o protecionismo, que também tem que diminuir no mundo”, destacou.

“Não conseguiremos trabalhar sem dois pontos fundamentais caminhando juntos: a segurança alimentar da nossa produção e a sustentabilidade ambiental. Esses dois eixos não conseguem trabalhar se não estiverem juntos, isso é o que o Brasil tem feito”, completou.

O memorando tem duração de três anos e pode ser prorrogado.