Brasil e Alemanha anunciam acordo para agropecuária sustentável

(Foto: Divulgação/ Mapa)

O Brasil e a Alemanha firmaram acordos de cooperação técnica e financeira, que prevê o aporte de 81,9 milhões de euros para incentivar o desenvolvimento sustentável no país. As negociações sobre a cooperação bilateral ocorrem a cada dois anos.

Do total, 40,4 milhões de euros serão destinados a projetos do agronegócio, sendo 14  milhões de euros para bioeconomia, 13,5 milhões de euros para proteção florestal, recuperação ambiental e reflorestamentos em pequenas propriedades rurais na Mata Atlântica, 7,5 milhões de euros para inovações nas cadeias produtivas da agropecuária na Amazônia e 5,8 milhões de euros para a implementação do Cadastro Ambiente Rural (CAR).

Durante as reuniões entre os dois países, o Brasil destacou a necessidade de que as ações no agronegócio tenham como pilar fundamental a sustentabilidade e a bioeconomia.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, a bioeconomia tem ganhado destaque nas discussões brasileiras, principalmente, após o lançamento do programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade.

** Com informações do MAPA