Brasil e Canadá formalizam cooperação na área agrícola

agroecologia
(Foto: Pixabay)

A Embrapa e o Agri-Food Canada (AAFC) assinaram o Memorando de Entendimento (MOU), que formaliza a cooperação técnica para novas pesquisas e inovações nas áreas de melhoramento genético de trigo, mudanças climáticas e em campos avançados da ciência, como agricultura de precisão.

Essa convergência de interesses pretende superar desafios referentes à produção de alimentos, produtos agroindustriais e sustentabilidade dos sistemas agropecuários. Além de fortalecer a competitividade dos dois países no agro.

“A assinatura do Memorando de Entendimento com o AAFC abre horizontes para a troca de conhecimentos e experiências em novas áreas, que vão garantir a continuidade do crescimento do agro dos dois países, como segurança alimentar e nutricional, biotecnologia, Big Data, Machine Learning, entre tantas outras”, celebra Celso Moretti, presidente da Embrapa.

Durante a reunião, foram apresentadas ações de PD&I desenvolvidas entre a Embrapa e o AAFC. A primeira, exposta pela pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão Beata Madari, envolveu estudos colaborativos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Entre os projetos apresentados destacam-se: o desenvolvimento de ferramentas e modelos moleculares para medir e reduzir as emissões de gases de fertilizantes usados na agricultura e aumentar o sequestro de carbono em solos agrícolas e a adaptação de alimentos com tolerância a estresses climáticos.