BRICS assinam compromisso com a segurança alimentar e ambiental

(Foro: Mapa)

O bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinou a Carta de Bonito, em que reiteram o comprometimento com a cooperação agrícola e o aprimoramento da segurança alimentar e ambiental. O documento foi assinado ao final da 9º Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics, realizada em Bonito (MS).

“Isso pode ser alcançado por meio de boas práticas agrícolas, desenvolvendo agricultura digital e cadeias de valor para a melhor comercialização agrícola e melhoria de renda para os agricultores”, diz a carta.

O documento aponta a necessidade de incentivar novos mecanismos e soluções, como startups de agrotecnologia, aumentar o uso da agricultura de precisão e elementos da agricultura digital, para aumentar a segurança alimentar em países em desenvolvimento e o cumprir a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

A carta também prevê o intercâmbio em áreas como biotecnologia e nanotecnologia, a continuação de regras sanitárias e fitossanitárias e aprimorar a comunicação entre os países.

** Com informações do MAPA