Câmara dos Deputados lança Década da Agricultura Familiar

(Foto: Freepik)

A Câmara dos Deputados lançou oficialmente a Década da Agricultura Familiar, um plano global para combater a fome e a pobreza entre 2019 e 2028.

Segundo o representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca, o plano tem sete pilares que visam melhorar a inclusão socioeconômica, a resiliência e o bem-estar em lares e comunidades da agricultura familiar. 

Além disso, pretende incentivar a sustentabilidade, a multifuncionalidade e a capacidade dos agricultores familiares de mitigar as mudanças climáticas.

Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a produção da agricultura familiar contribui com a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Mas ainda é necessário desenvolver políticas públicas para tornar o meio rural mais atrativo, tecnológico e com inovação.

Outro desafio do agronegócio apontado pelo deputado Heitor Schuch é manter os jovens no campo.

Hoje, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, de acordo com o Censo Agropecuário. 

O Brasil possui cerca de 4,3 milhões de estabelecimentos rurais que utilizam a terra para a agricultura familiar, ocupando uma área total de, aproximadamente, 80 milhões de hectares.

** Com informações da Agência da Câmara