Ecoagro e Rizoma emitem 1º título verde com novo critério agrícola

fintech
(Foto: Pixabay)

O Grupo Ecoagro e a Rizoma Agro emitiram o primeiro título verde do mundo com o novo critério para o setor de agricultura do Climate Bond Standard, área da Climate Bond Initiative (CBI). A transação foi anunciada pelo Estadão/Broadcast.

Os green bonds são títulos de dívida voltados para a captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. Esta é a primeira vez em que uma empresa do segmento agrícola atende aos critérios da CBI e conquista o certificado.

A captação é fruto de uma emissão de R$ 25 milhões de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originários de negócios realizados entre produtores rurais, ou suas cooperativas, e terceiros.

Os recursos obtidos na operação serão destinados ao financiamento da expansão da agricultura regenerativa orgânica da Rizoma Agro, que usa sistemas produtivos agrícolas para sequestrar carbono, melhorar a resiliência ambiental e o incremento de matéria orgânica no solo.

Para obter o selo, foi feita uma análise em uma área de 1,2 mil hectares de produção regenerativa orgânica da Rizoma Agro e também em um silo para secagem de grãos e armazenamento no Estado de São Paulo.

Para o CEO da Ecoagro, Milton Menten, a emissão do CRA Verde da Rizoma abre o caminho para outras empresas viabilizarem operações similares em breve. “O Brasil tem algumas das melhores práticas de agricultura sustentável em nível mundial”, defendeu.