Embrapa abre oferta pública de sementes de cenoura orgânica

(Foto: Louis Hansel/ Unsplash)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferta a cenoura BRS Paranoá, a primeira cultivar do mercado nacional desenvolvida e validada para a produção orgânica, para empresas multiplicarem e comercializarem a nova semente.

O edital de quatro lotes de sementes, com 500 gramas cada, é destinada a empresas produtoras de sementes de cenoura inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM).

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, Henrique Carvalho, o licenciamento dessa nova cultivar de cenoura pretende estimular o mercado de produção de sementes orgânicas, um nicho que apresenta números crescentes a cada ano.

A cenoura BRS Paranoá tem alta resistência à queima-das-folhas e o padrão de qualidade de raiz, com coloração laranja intensa, aspecto liso e formato bem cilíndrico, características que permitem aumentar a produtividade e facilitar o cultivo da raiz em sistemas orgânicos.

As empresas interessadas devem enviar os documentos solicitados na oferta até às 17h do dia 15 de maio para o e-mail sin.eca@embrapa.br. Entre os documentos exigidos estão: ficha de identificação da empresa produtora, bem como a cópia de sua inscrição no RENASEM, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com habilitação para produção de sementes de cenoura

O valor do lote é de R$1 mil e as empresas interessadas podem adquirir somente um lote da oferta inicial. Para acessar a Oferta Pública 06/2020, clique aqui.