Embrapa lança plataforma voltada às tecnologias em agricultura digital

(Foto: Freepik)

A Embrapa Informática Agropecuária lançou a plataforma AgroAPI, uma ferramenta pioneira no Brasil para atender ao mercado de tecnologias em agricultura digital na 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).

A tecnologia irá oferecer informações e modelos gerados pela Embrapa que poderão ser utilizados por empresas e startups para criar softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário, com redução de custo e de tempo.

A plataforma contempla desde informações sobre produtividade e cultivares até zoneamentos agrícolas, que podem ser úteis, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para o planejamento e monitoramento da produção e a gestão de risco agrícola.

Os dados serão disponibilizados pela ferramenta de forma totalmente virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês) para tornar a comunicação mais ágil e segura.

A Embrapa também apresentou  pela primeira vez, na Agrishow 2019, o Digipathos, uma base de dados para o desenvolvimento de métodos e algoritmos para detecção e reconhecimento automático de doenças em plantas.

A rede conta com mais de 2 mil imagens de doenças em culturas de interesse comercial, como soja, café, feijão, trigo e milho.

** Com informações da Embrapa