Exportação pode ser afetada por discurso ambiental de Bolsonaro

(Foto: Freepik)

Representantes do agronegócio estão preocupados que o discurso ambientalista do presidente Jair Bolsonaro prejudique as exportações, principalmente, para a Europa.

Segundo o Ministério da Agricultura, a União Europeia é responsável por 17,7% das exportações no agronegócio brasileiro até o último mês de julho, o equivalente a US$1 bilhão.

Para o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Vieira, “a área atualmente ocupada pela agropecuária é de 30% do território brasileiro, mas com os ganhos de produtividade que vêm ocorrendo, nós temos condição de produzir mais que o dobro do que nós produzimos hoje na mesma área. Então, a agropecuária brasileira não precisa expandir (a área utilizada)”, disse à BBC Brasil.

O presidente da Abitrigo, Rubens Barbosa, afirma que o governo precisa entender que a política ambiental passou a fazer parte da política comercial e que o conceito de desenvolvimento sustentável “está aí para ficar”.

Barbosa também defendeu que é necessário intensificar o trabalho de “diplomacia ambiental” e mostrar ao mundo que os compromissos assumidos estão sendo cumpridos.

** Com informações da BBC Brasil e do UOL