Governo cria comitê de crise por Covid-19 para produção agrícola

(Foto: Unsplash)

O Ministério da Agricultura (Mapa) instituiu o Comitê de Crise CC AGRO-COVID19, para monitorar e propor estratégias a fim de minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus no setor agrícola e no abastecimento de alimentos. A medida foi publicada, nesta terça-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU).

O comitê será formado por 14 secretarias do Ministério, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A portaria prevê a criação de ações que contribuam com a manutenção do abastecimento de alimentos, a partir da análise da produção, do mercado e da infraestrutura do setor.

O grupo vai atuar no monitoramento do comércio varejista, o que inclui supermercados e redes de distribuição; casas agropecuárias; redes de transportes; varejões e feiras; rede de distribuição de produtos químicos; e redes de distribuição de nutrição animal.

A medida também envolverá a indústria e distribuição, associações, atividades de produção de insumos básicos ou intermediários, de insumos agropecuários e atividades de produtos finais.

O comitê deverá também promover a interlocução com órgãos do governo federal, de estados e municípios a fim de viabilizar ações e estratégias de solução para a manutenção do abastecimento de alimentos e bebidas à população.