Itaipu pretende dobrar número de produtores orgânicos

(Foto: Pixabay)

O coordenador da Itaipu Binacional, Luiz Kaminski, anunciou que a hidrelétrica pretende duplicar, nos próximos três anos, a quantidade de produtores beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A iniciativa incentiva agricultores a converter as propriedades para a produção orgânica, sem o uso de adubos químicos ou pesticidas. Atualmente, 1.600 produtores são conveniados ao Programa.

Desde 2011, a Itaipu busca fortalecer a agricultura orgânica no Paraná. Na última terça-feira (06), a hidrelétrica lançou o livro “Sistema de produção orgânica da soja”, que apresenta novas pesquisas sobre a produção da soja orgânica no oeste do Paraná.

O autor, Márcio Challiol, ressalta que  “As propriedades maiores demandam maior planejamento e um manejo da lavoura para que se consiga fazer a produção orgânica. Mas a produção não fica atrás do que é produzido no modo convencional”.

Segundo a Embrapa, o Brasil possui cerca de 32 milhões de hectares de soja convencional e pouco espaço para a produção orgânica.