Jovens modernizam a agricultura no campo, diz especialista

(Foto: Freepik)

Novas tecnologias e a tendência de crescimento do mercado de produtos sustentáveis têm reforçado a importância de ter a presença e a integração de jovens no campo, segundo Alysson Paolinelli, presidente do Instituto Fórum do Futuro.

O êxodo rural de jovens foi destaque na abertura do Seminário Alimento e Sociedade – Estado Geral da Alimentação no Brasil,  promovido pelo Instituto Fórum do Futuro.

De acordo com Paolinelli, os jovens querem conversar sobre alimentos saudáveis e agricultura biológica e a participação deles na agricultura é fundamental para lidar com as mudanças que vêm acontecendo.

Para o presidente, a agricultura brasileira passou muito tempo focada nas commodities ao longo da história e “com a agricultura verde é diferente”.

O representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Hernán Chiriboga, afirma que a saída dos jovens do campo pode prejudicar o uso de tecnologia.

“Temos de tornar o campo mais atrativo para o jovem, inclusive para prepará-lo para o uso da tecnologia. O jovem é que tem mais projetos do que lembranças. Temos que tornar nosso campo em agricultura 4.0”, argumenta.

** Com informações da Época Negócios