Mato Grosso investe quase R$ 39 milhões na agricultura familiar

(Foto: Freepik)

O governo do Mato Grosso investiu quase R$ 39 milhões em novos equipamentos para fortalecer as principais cadeias produtivas da agricultura familiar no estado entre 2015 e 2018.

Mais de 2.300 itens foram entregues, beneficiando mais de 104 mil pequenos produtores em 137 municípios, um alcance de 97% do Estado.

Ao todo, foram entregues 243 patrulhas agrícolas mecanizadas (tratores com implementos), 524 resfriadores de leite, 640 barracas de feiras, 84 equipamentos de informática, 31 motocicletas, 24 caminhões para transporte de leite in natura e hortifruti, 65 veículos entre carros e caminhonetes, além de equipamentos de informática, escritório, geoprocessamento, multimídia e audiovisual.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Corgésio Albuquerque, as entregas foram estratégicas e de acordo com as necessidades de cada agricultor para agregar mais valor à produção.

Além das entregas de equipamentos, o Governo criou os programas Pró-Café, Pró-Leite, Pró-Banana, Pró-Peixe, Pró-Arroz, Pró-Pirarucu e o Pró-Limão, que oferecem um “kit básico” composto pela instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URT) equipadas com insumos (mudas, calcário, fertilizantes e defensivos agrícolas), estruturação de viveiros, capacitação de técnicos e serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

** Com informações do Governo do MT