Ministério da Agricultura anuncia nova versão da PGA

Nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou o lançamento da nova versão da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA). A novidade é que a ferramenta, além de fiscalizar animais e vegetais, também estará de olho nos orgânicos.

Dados do Ministério mostram que atualmente o Brasil possui 12.136 produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, sendo que deste valor 8.467 fazem parte do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica e estão autorizados a utilizar o selo de produção orgânica.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, o aprimoramento da plataforma estará pronto até julho para “recepcionar as características da produção orgânica a fim de aumentar a capacidade de rastreabilidade desses produtos, que exigem maior controle”, afirmou.

Com as mudanças, a plataforma terá espaço para classificar produtos convencionais e orgânicos, e serão incluídas informações na base de dados rastreadas por satélite, como o controle de tratamentos fitossanitários – usado para assegurar que vegetais não tenham praga – e a gestão de trânsito vegetal. O objetivo é tornar a rastreabilidade mais eficiente e ter um controle mais rígido do sistema de certificação.

Os interessados podem consultar e fazer pesquisas sobre produtos de origem animal nos indicadores existentes na PGA, através do site: http://indicadores.agricultura.gov.br/pga/index.htm