Ministério da Agricultura anuncia programa para cooperativas

(Foto: Carlos Silva/ MAPA)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou uma portaria para estimular o cooperativismo rural brasileira, criar iniciativas para fomentar o acesso a programas e estimular a venda da produção. O objetivo é beneficiar cerca de 1,6 mil cooperativas em atividade no país.

A portaria altera as regras para cooperativas solicitarem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que define quem pode ser classificado como produtor de agricultura familiar e pode ter acesso ao programa e políticas públicas.

A ministra também lançou o programa Brasil Mais Cooperativo, que apoiará o cooperativismo rural brasileiro por meio da oferta de assistência especializada e ampliar o acesso aos mercados privados.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, muitas cooperativas e associações ainda possuem pouca capacidade de planejamento a médio e longo prazo, além de baixos investimentos na modernização de seus processos.

O decreto também prevê a mudança do Selo Combustível Social para Selo Biocombustível Social, para permitir que cooperativas que não possuem o DAP Jurídica possam comercializar matéria-prima para empresas produtoras de biodiesel.

** Com informações do MAPA